Medalha Comemorativa do Bicentenário - José Bonifácio

R$ 310,00
ou 6 x R$ 57,20
. Comprar  

Há dois séculos, um grito de liberdade dado por um, mas com a força de muitos, reverbera no coração de todos os patriotas desta nação. Grito este entoado, ainda hoje, por muitos de nós, fiéis aos princípios e valores que ajudaram a erigir um povo, um país: o Brasil.

O grande arquiteto da Independência, José Bonifácio de Andrada e Silva, teve papel mais do que decisivo naqueles tempos. Conhecido oficialmente como “Patrono da Independência do Brasil”, e cientista reconhecido mundialmente, foi naquele momento conturbado, com o Príncipe Regente prestes a voltar para Portugal a mando das Cortes Portuguesas, que Bonifácio anteviu o desastre que tal decisão poderia ocasionar. Escreveu então ao Príncipe em tom de grave alerta:

"É impossível que os habitantes do Brasil que forem honrados e se prezarem de ser homens, e mormente os paulistas, possam jamais consentir em tais absurdos e despotismos. V. A. Real deve ficar no Brasil quaisquer que sejam os projetos das Cortes Constituintes não só para nosso bem geral mas até para a independência e prosperidade futura do mesmo Portugal. Se V. A. Real estiver (o que não é crível) pelo deslumbrado e indecoroso decreto de 19 de setembro, além de perder para o mundo a dignidade de homem e de príncipe, tornando-se escravo de um pequeno número de desorganizadores, terá também que responder, perante o céu, do rio de sangue que decerto vai correr pelo Brasil".

A carta chegou às mãos de D. Pedro no primeiro dia do ano de 1822, portanto, não tardaria muito para que a decisão fosse tomada. O “Dia do Fico”, como ficou conhecido o 9 de janeiro de 1822, teve sua gestação na carta de Bonifácio ao futuro imperador.

Nossas medalhas comemorativas são únicas, feitas com a qualidade e respeito que essa data magna merece. O conjunto completo acompanha um lindo case para que você possa guardar com todo cuidado e prestígio essa homenagem ao Bicentenário de nossa Independência.


Especificações:
Lote 3 de 3 
Diâmetro: 50 mm
Espessura: 5 mm
Cunhada em bronze com banho de cobre envelhecido
Acomodada em cápsula protetiva de acrílico

Anverso: Detalhe do quadro "Independência ou Morte" de Pedro Américo, no qual ilustra parte da Guarda de Honra do Imperador, junto à margem do Riacho do Ipiranga; e numeral alusivo ao ano do Bicentenário, sendo 20 sobre 22.
Reverso: Efígie de José Bonifácio de Andrada e Silva, circundada pelo dístico "José Bonifácio, Patriarca da Independência do Brasil" em língua latina, acompanhada na base pelos numerais 1763-1838, que representam os anos de seu nascimento e morte, entre a esfera armilar e a cruz da Ordem de Cristo.
Borda: Lisa com a legenda "INDEPENDÊNCIA DO BRASIL . 7.IX.1822 . BICENTENÁRIO . 7.IX.2022" gravada a laser.

• Código do produto: 8DF3A1
• Quantidade mínima: 1
• Frete: grátis
Comentários
Veja também