Há dois séculos, um grito de liberdade dado por um, mas com a força de muitos, reverbera no coração de todos os patriotas desta nação. Grito este entoado, ainda hoje, por muitos de nós, fiéis aos princípios e valores que ajudaram a erigir um povo, um país: o Brasil.
A mulher por trás do nascimento do Brasil. Foi ela não apenas a primeira mulher a governar o Brasil independente, mas a primeira pessoa, pois quando D. Pedro viajou a São Paulo, deixou a cargo de D. Leopoldina a Chefia do Conselho de Estado. Ou seja, no ato do Grito do Ipiranga, com D. Pedro ainda em São Paulo e o Brasil independente, é D. Leopoldina que está à frente da nova nação!
Muito possivelmente, a carta da Princesa ao marido foi determinante para sua tomada de decisão. Dizia ela:
“Pedro, o momento é o mais importante de vossa vida. Já dissestes aqui o que ireis fazer em São Paulo. Fazei, pois. Tereis o apoio do Brasil inteiro e, contra a vontade do povo brasileiro, os soldados portugueses que aqui estão, nada podem fazer.”
Em tão poucas linhas, podemos perceber o poder dessas palavras. Podemos sentir a euforia dos brasileiros em relação àquele momento histórico: “Tereis o apoio do Brasil inteiro.” Hoje, duzentos anos depois, essas palavras ainda emocionam pela mensagem patriótica que, apesar de nascente, parecia tão poderosa.
Agora você pode ter o Busto com o Pin de Dona Leopoldina e emanar toda a sua coragem e paixão pelo Brasil. Nossos bustos fazem parte da coleção Bicentenário da Independência do Brasil e da Coleção Personagens do Império.